Curso de Direito, esclarecendo curiosidades
O curso de Direito concede o título de Bacharel ao graduado que poderá optar entre as diversas possibilidades existentes para o exercício de uma profissão.
É frequente o equívoco ou crença de que o Bacharel em Direito é advogado. Não é! Há um “leque” de opções para este graduado e entre uma destas a advocacia.
O estudante do curso de Direito, após o longo período de reflexão sobre o seu futuro profissional (isto se conseguir administrar bem o seu tempo ante aos diversos livros que deverá ler) chegará ao final de 5 (cinco) anos (caso tenha a sorte de concluir no exato prazo) com clara definição de qual área pretende seguir e poderá não ser a advocacia.
O Bacharel em Direito poderá exercer a profissão de assistente jurídico, optar por ser advogado (após aprovação no temido Exame da Ordem dos Advogados do Brasil - bem que poderia mudar o nome para Exame da Ordem da Advocacia do Brasil), prestar concurso para milhares de possibilidades jurídicas existentes ou optar pela docência.
Todavia, a única certeza é que continuará sendo um eterno estudante, pois constituirá parte integrante de toda a sua vida, daqui para frente, a necessidade de estudo.
Sabemos que a legislação nacional (assustadoramente) passa por mudanças legislativas constantes e, igualmente, o Poder Judiciário modificam interpretações e entendimentos sobre as diversas normas (legislações) existentes (praticamente modificando a legislação em alguns casos – algo condenável – e em outros a interpretação com ou sem redução de texto).
Uma das tarefas deste futuro profissional é estar atualizado com todas estas modificações, interpretar e acompanhar, na mesma velocidade, tais mudanças para conquistar o seu espaço no mercado.
Ps.: Há muitos que já nascem com todo o caminho construído, não necessitando realizar maior esforço. Toda profissão é assim!