Muitos podem estar se perguntando qual a diferença entre um banco denominado digital e aquele chamado como tradicional. Para fins de facilitar a compreensão, podemos chamar o banco tradicional de instituição financeira (pública ou privada) que fornece serviços à sociedade - daquele modo que estamos acostumados a ver - com uma agência física e variados serviços.
O seu foco é passar segurança e fidelizar o máximo de clientes aos seus serviços que, em sua grande maioria, são todos cobrados. Falar em segurança é trabalhar, também, com um aspecto fundamental em toda e qualquer relação que é o contato humano que constitui, para muitas pessoas, um diferencial.
Deste modo, a grande diferença entre os denominados bancos tradicionais e aqueles chamados de digitais é, justamente, a inexistência de uma agência física para os últimos e a realização de serviços em formatos digitais, pois todos os demais serviços ofertados por um banco tradicional poderá ser também realizado por um banco digital.
Diante de tais mudanças e do largo crescimento dos chamados bancos digitais, diversas instituições tradicionais estão buscando, também promover tais facilidades aos seus clientes e cativar outros, lançando no mercado serviços e se adequando a nova realidade.
Tais mudanças fazem parte das chamadas transformações bancárias que forçam, até mesmo, o BACEN (Banco Central - instituição reguladora do sistema financeiro) a trazer novidades, como o chamado OPEN BANK que é um sistema financeiro aberto com perspectiva ampla e geral de todos os serviços e produtos financeiros oferecidos nos pais com mais visibilidade aos clientes e melhor experiência.
Nesta perspectiva tecnológica digital (TDIC), acompanhamos o surgimento de várias ferramentas como o internet Bank (principalmente após a crise de 2008) que oferta serviços financeiros na internet, o Bitcoin (moeda digital), blockchain (espécie de banco de dados que facilita o registro e impede a operação), pagamento via PIX, cartão virtual digital, Sistema de pagamento com tecnologia NFC (tecnologia de troca de dados sem fio), pagamento por QR code e etc.